Saiba quais os benefícios da atividade física na terceira idade

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A atividade física tem muitos benefícios em todas as etapas da vida.
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Atividade física na terceira idade

A atividade física a partir de certa idade, é essencial para a qualidade de vida e a prevenção de certas doenças.  Bem como para o fortalecimento do sistema muscular, para evitar lesões e aliviar dores nas articulações.

O aumento da massa corporal magra, da força muscular ou da redução da frequência cardíaca são alguns dos benefícios da atividade física. Entretanto, não para aí, há muito mais!

Além de ajudar-nos a alcançar o bem estar físico, contribuindo para a prevenção de lesões por estresse, movimentos repetitivos ou posições incorretas, a prática do exercício físico é também uma excelente arma contra a ansiedade e a depressão.

Desta forma, além de contribuir para o bem estar mental, melhora a auto estima, fortalece as relações sociais interpessoais  e combate o isolamento.

Com a velhice, o nosso corpo tem necessidades especiais. Portanto, para se adaptar às condições físicas próprias da idade, a prática de atividades físicas é essencial.

A atividade física em idosos ajuda a prevenir e a combater doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas cardíacos e pulmonares, entre outros. Além disso, fortalece o sistema muscular, reduz o risco de quedas e facilita o movimento dos braços, das pernas e do tronco. Também aumenta o apetite e contribui para redução de dores.

Atividades recomendadas

Em um estágio inicial, e para aqueles que não estão acostumados com o exercício, são recomendadas atividades de baixo impacto como caminhadas, natação e hidroginástica.

As caminhadas, além de promover a interação social, ajudam a fortalecer os músculos e as articulações e melhora o ritmo cardíaco. Para a prática recomenda-se calçado confortável e alongamento antes e depois de cada passeio.

Já a natação é considerada um dos exercícios mais completos para qualquer idade. Depois dos 60 anos, seus benefícios incluem a prevenção de lesões, alívio da dor causada pela artrite, o alongamento e o fortalecimento dos músculos e das articulações. Também ajuda a prevenir a perda óssea.

Atividade física na terceira idade melhora a saúde em todos os aspectos.

Por sua vez, a prática na hidroginástica todos os músculos são ativados e se exercitam. Esta atividade melhora a frequência cardíaca, alivia a dor e desenvolve força e resistência em geral. Além de diminuir o impacto dos exercícios, evitando, dessa forma, lesões.

O ciclismo é outra atividade que traz muitos benefícios. Entre eles, contribui para a diminuição da pressão arterial, redução da dor e o fortalecimento das articulações, especialmente joelhos, tornozelos e quadris.

Entre outras atividades que podem ser praticadas nesta fase estão o pilates, a musculação, o vôlei, a yoga, dentre outros. O importante nesta etapa da vida é não ficar parado. E o recomendado é que a prática da atividade física seja feita pelo menos três vezes por semana. E sempre sob orientação médica antes de iniciar qualquer atividade ou esporte.

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