Lugares no Brasil para se observar baleias

Classificação:
5/5
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Observar baleias no Brasil

Lugares no Brasil para se observar baleias

Observação de baleias no Brasil
Você que gosta de experiências impares, que gosta do mundo animal, que curte viagens e natureza certamente vai gostar muito do que vamos abordar aqui. Já ouvir falar em temporada de observação de baleias no Brasil? Não? Pois certamente é uma experiência incrível para quem gosta de tudo que mencionamos acima. É muito mais comum no Brasil do que você imagina. Esse tipo de observação de baleias pode ser feito diretamente da areia ou de embarcações especializadas. O litoral brasileiro é anualmente visitado por duas espécies muito comuns por aqui que são as espécies Jubarte e Franca.
Todos os anos no período de migração no verão elas costumam buscar águas polares em busca de alimentos e no inverno retornam para águas tropicais ou subtropicais para acasalar e procriar. Quando adulta uma baleia da espécie Jubarte pode chegar a medida aproximada de 16 metros e pesando aproximadamente 40 toneladas. É um animal de grande porte e uma das espécies marítimas mais incríveis.
Ao longo desse período de acasalamento é possível presenciar o ritual com saltos onde boa parte do corpo é projetado para fora do mar ficando a vista para quem observa. É um lindo espetáculo da natureza ver a destreza desses animais em alto mar. Para quem se interessa por turismo aquático e observar baleias saiba que alguns estados tem o privilégio de receber mais a visita das baleias.

Entre os principais estados a receber a visita das baleias em seu litoral estão:

Estados mais visitados por baleias
Estado da Bahia – onde fica o arquipélago de abrolhos mais precisamente na divisa entre a Bahia e o Espírito Santo. É um verdadeiro berçário de baleias Jubarte no litoral brasileiro. Lá é possível encontrar em torno de 80% das baleias da espécie que visitam a nossa costa ao longo do ano. Partindo de Caravela muitos embarcações especializadas em turismo vão em direção a Abrolhos. O trajeto é feito em aproximadamente 4 horas. Outros pontos no estado também são comumente visitados por baleias como por exemplo na Praia do Forte, em Porto Seguro, em Itacaré, na capital Salvador, no Prado, em Barra Grande e também em Morro de São Paulo. Opções e oportunidades para observar as baleias no estado da Bahia não vão faltar.
Estado do Espírito Santo – o ponto de partida para encontrar e observar baleias no estado é a capital Vitória. De lá saem os principais passeios turísticos ao longo do ano proporcionando na semana e também nos feriados passeios que duram em torno de 5 horas e em condições climáticas normais para navegação é possível conhecer o Projeto Baleia Jubarte, que conta com a a participação de muitos pesquisadores que acompanham de perto o projeto.
Estado de Santa Catarina – a rota das Baleias nesse estado são as cidades de Laguna, Garopaba e Imbituba e conta com a visitação das Baleias Franca. A alta temporada acontece entre agosto e outubro e de qualquer ponto ao longo da costa é possível avistá-los no mar. Estatisticamente o ano de maior registro em número de baleias avistadas foi em 2018 quando 284 baleias franca foram vista segundo o Instituto Australis.

Algumas curiosidades sobre as baleias:

Curiosidade sobre as baleias
Um filhote de baleia nasce com aproximadamente 4 metros de comprimento e pesando entre 800kg a 1000kg. Esses animais tem expectativa de vida de 60 a 80 anos aproximadamente.Os melhores meses para se avistar baleias no litoral é entre agosto, setembro e outubro. A probabilidade de observar mãe com filhotes nesse período então é ainda maior.

Deixe seu comentário