Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada

Classificação:
5/5
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada

É preciso pensar bem se você está Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada a ser aplicada uma vez que para cada estratégia planejada se deve ter objetivos bem claros e conhecer bem as opções que melhor se adequarão as necessidades do seu negócio.

Colocar em prática uma estratégia de marketing digital é algo primordial para o crescimento do seu negócio. Com tantas informações a disposição surgem muitas dúvidas por onde dá o ponta pé inicial.

Como pensa o empreendedor

Quem empreende tem em mente crescer o negócios, aumentar a quantidade de vendas e gerar lucro.
Contudo, há muitas formas de começar para alcançar o resultado que se almeja e isso varia de acordo com os recursos que você possui e que está disposto a investir, em certos momentos investir um pouco mais, em outros momentos investir um pouco menos, e também quanto tempo você dispõe para implementar isso.
Assim como outros empreendedores se você também está na dúvidas sobre qual a a melhor estratégia de marketing digital é ideal para o seu negócio permaneça aqui lendo esse artigo.

Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada. Como começar?

Vamos entender um pouco sobre as estratégias de marketing digital antes de tomar qualquer decisão. Você precisa responder algumas perguntas:
Definir quem é o seu público, o público que você deseja alcançar com seu negócio?
Definir qual o seu orçamento e quanto tempo você dispõe para trabalhar e alcançar os resultados que almeja?
Definir quem vai te auxiliar, quantas pessoas farão parte da equipe que irá implementar essa estratégia e qual expertise de cada componente da equipe?

Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada: Analise o seu público

Para analisar o público você precisa definir a persona com base em algumas pesquisas com quem já usa ou consome o serviço ou produto que você oferece.
Caso esteja entrando no mercado a pesquisa deve ser feita com o público de seus concorrentes.
Uma pesquisa bem abrangente deve trazer para você informações dados demográficos sobre onde o seu público mora como região e cidade, qual o gênero, a idade, o grau de escolaridade entre outros.
As redes sociais também são fontes importantes pois permite identificar hábitos e interesses dos usuários assim com seus costumes e objetivos de um potencial cliente.
Com esses indicadores você já pode dá inicio a preparar a sua estratégia de marketing digital de maneira mais assertiva tomando as decisões com base nos dados pois você já sabe quem é o público, o que ele deseja e o que pode fazer para chamar a sua atenção.

Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada: Planejando as ações com base nos objetivos

Se você já tem bem definido os objetivos você já sabe onde quem chegar. Não adianta nada investir seu dinheiro e seu tempo se os objetvos não estão claros para você. Se assim for só terá disperdicio.

É hora de criar o seu plano de ação e estabelecer metas possíveis. Você pode ter como meta por exemplo:

  1. Chamar atenção e atrair clientes;
  2. Fazer com que pessoas conheçam a sua marca ou o seu negócio;
  3. Nutrir o seu lead (possível cliente) com conteúdos;
  4. Gerar tráfego para os seus canais de atendimento (site, blog, portal, fanpage, canal entre outros);
  5. Fazer mais vendas;Conquistar e fidelizar mais clientes.
E cada meta estabelecida vai corresponder a uma fase do seu processo de venda. Portanto a estratégia precisa ser bem detalhada e objetiva para que você consiga alcançar o seu público.

Escolhendo a estratégia de marketing digital adequada: Estabelecer o seu orçamento

Para desenvolver ações de marketing digital você precisa ter bem definido um valor a ser empreendido. Quanto de verba ou recurso você terá disponível.
Para não desperdiçar recursos faça boas escolhas sobre quais ações vai realizar e entenda até onde você pode ir e até quanto você pode investir.
Falaremos mais adiante também sobre estratégias orgânicas (quando não há necessidade de investimento financeiro) e estratégias pagas (quando há investimento em anúncios pagos) para alcançar mais clientes.
Tendo bem definido o orçamento então você começa a trabalhar o tempo que essa estratégia de marketing digital será aplicado.

Seu marketing digital de abranger essas 7 estratégias:

O site institucional do negócio

Você dever ter um site do seu negócios. Um site é a sua casa, é a porta principal do seu negócio. As informações precisam sem claras e objetivas e apresentar a sua marca, produto ou serviço.
O site deve ser responsivo e funcional e de fácil manuseio em todos os dispositivos (pc, celular e tablet) facilitando assim o seu ranqueamento nas principais ferramentas de busca se tornando fácil de ser encontrado pelo seu futuro cliente.
Deixe a vista o máximo de informações possíveis, onde encontrar conteúdo relevante, serão de perguntas e dúvidas frequentes e todos os canais de contato assim como redes sociais.

Ferramentas de busca

Uma boa estratégia para está visível nas ferramentas de busca é primordial pois possibilita aumentar o número de pessoas que visitam o seu site. Existem estratégias pagas e orgânicas de se destacar nas ferramentas de busca.
Orgânica temos SEO que são otimizações feitas no site para que os sites de busca como taboola, google entre outros deem mais destaque ao seu site e ao seu conteúdo.
Dessa forma um potencial cliente encontra o seu site mais rápido e os buscadores ranqueiam e recomendam o seu site quando o cliente fizer uma pesquisa com uma palavra chave que tem relação com o seu negócio e que estiver otimizada no seu site.
Paga é uma forma de escalar e alcançar mais visitantes. Nesse caso incluímos os links patrocinados e as estratégias de Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads entre outros. A estratégia paga tem por objetivo auxiliar na segmentação do seu público e alcançar mais pessoas em uma escala maior e em menos tempo.

Afiliados

É uma estratégia poderosa e visa ampliar a divulgação da sua marca, produto ou serviço junto ao consumidor através da indicação por um afiliado.
O afiliado divulgará o produto ou serviço para outras pessoas em troca se essas pessoas comprarem o produto ou serviço através da sua indicação o afiliado ganha uma comissão.
Com estratégia de afiliado seu produto ou serviço é possível dá mais visibilidade para pessoas que não conhecem o seu negócio possibilitando alcançar um público novo.

Promoções

As promoções são de grande valia pois fidelizam o cliente e são ações que convertem bastante além de agregar valor a marca, produto ou serviço e o cliente fica satisfeito.
Experimente criar ações promocionais, programas de fidelidade, bônus, promoções exclusivas para clientes vip entre outros que dão muito certo e atraem o público.

Email Marketing

O email marketing é um grande ativo se for bem utilizado. Trabalhe bem a segmentação do público para não acabar perdendo tempo e dinheiro enviando email para pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço e acabar enviando spam por não saber por que estão recebendo os seus emails.
Uma boa gestão de clientes segmentados via email marketing é capaz de gerar renda recorrente desde que você saiba nutrir esses leads com conteúdos de valor para que a conversão possa acontecer com mais facilidade.
Utilizando estratégias de copywriting Utilize uma plataforma para automatizar o envio de emails para sua audiência as possibilidades de conversão aumentam consideravelmente.

Gerar Conteúdo

O conteúdo é o que faz acontecer o seu negócio e deve ser feita com qualidade. Conteúdo é o que gera resultado e quanto mais conteúdo de qualidade e relevância maiores são as chances do seu produto, serviço ou marca cai no gosto do público.
O conteúdo é que informa e atraí. A priori gere conteúdos gratuitos com isso você mostra sua autoridade no assunto e se posiciona no mercado.
O seu conteúdo deve ser a solução para o problema do seu público, precisa ser algo que eles procuram e querem muito.
Coloque o seu conteúdo no site, no blog, nos canais de vídeo. Crie conteúdos em outros formatos com ebook, lives, audios, video aulas. Tudo isso pode ser usado como iscas digitais para conseguir o contato de um potencial cliente.

Gerar Tráfego de dados

Quem sabe trabalhar bem com a geração de tráfego de dados tem uma estratégia com potencial grandioso nas mãos. Gerar tráfego de dados ou comprar tráfego faz parte da estratégias pagas como anúncios e links patrocinados que atraem o público e te posiciona nos buscadores.
Utilizado por quem quer escalar o negócio e trazer ótimos resultados desde que seja bem feito. Mas muitos tem dúvidas, medos e receios em sua caminhada ao empreendedorismo digital quano o assunto é a compra de tráfego de dados.
É possível gerar tráfego de dados investindo em anúncios por meio de ofertas específicas. Basicamente em todas as plataformas digitais e redes sociais é possível fazer anúncios pagos e vincular ao público de sua persona anteriormente definida. Exemplos mais comuns onde é possível fazer anúncios pagos: Facebook Ads e Google Ads.
O anúncio ou link patrocinado levará o seu conteúdo para quem está procurando no momento e no lugar que está procurando seja Facebook, instagram, buscador como goolge ou taboola, messenger, marketplace etc.

Veja também

São muitas vias e estratégias que podem ser usadas e somadas para chegar ao seu objetivo. Marketing digital não é uma ciência exata, não há certo e errado ou regras pré definidas para o sucesso. Cada caso é um caso e você precisa ir testando e fazendo uma análise dos dados e melhorando os processos a cada dia.
Com isso você extrai aquilo que dá certo daquilo que não dá certo, ganha mais experiência e vai gerando valor ao seu negócio.
Se você entende que o marketing digital é uma peça fundamental para chegar onde quer chegar então já é o primeiro passo. Aplique-se e seja constante em suas ações de marketing digital e prepare-se para evoluir e alcançar o próximo nível.

Deixe seu comentário