Como se produz os tipos mais comuns de manteiga

Classificação:
5/5
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Como se produz os tipos mais comuns de manteiga
Você sabe como se produz os tipos mais comuns de manteiga? Quando você ver em algumas receitas que a manteiga é um dos ingredientes necessários você não fica na dúvida que tipo de manteiga é a mais apropriada para essa prato? Sabia que existe vários tipos de manteiga e cada uma delas tem uma característica peculiar? Umas manteigas não tem sal, outras tem sal, umas manteigas são mais claras, outras mais escuras, umas manteigas são mais cremosas, outras mais finas.
O certo é que muitas pessoas gostam de usar manteiga seja no pão ou em outra preparação culinária seja receitas doces ou receitas salgadas. Mas engana-se que manteiga é tudo igual. Separamos alguns tipos de manteiga assim como suas características para que tome conhecimento e não se confunda daqui por diante e possa caprichar ainda mais nas receitas do dia a dia.

Como produzir a manteiga?

Separando a nata do leite deixando o leite integral descansando e desnatando o leite assim gordura sobe para a superfície. A desnatação pode acontecer por processos industriais seguindo também o processo de pasteurização onde o leite é batido para separar a manteiga. Por último se acrescente sal e fermentos lácteos.

Quais os tipos de manteiga?

As manteigas são produzidos com leite pasteurizado. Suas diferenças ficam por conta da quantidade de gordura, sal, do uso de fermentos e corantes. Citaremos alguns tipos logo abaixo.

Como se produz os tipos mais comuns de manteiga: manteiga que não tem sal

Geralmente feita a partir da nata do leite ou do creme do leite que passou pelo processo de pasteurização. Ao passar pelo processo de pasteurização o leite é superaquecido por pouco tempo e em seguida resfriado também em curto espaço de tempo para que não se desenvolva micro-organismos. Esse tipo de manteiga não contém conservantes geralmente usado para preparar bolos.

Como se produz os tipos mais comuns de manteiga: manteiga que tem sal

Tem processo semelhante de preparo ao da manteiga com sal apenas sendo adicionado ao término da pasteurização a sua dose de sódio (sal).

Como se produz os tipos mais comuns de manteiga: manteiga fermentada ou com nata acidificada

Esse tipo de manteiga geralmente é mais gordurosa. No seu processo de produção é adicionado mais gordura e bactérias para a fermentação. Tem sabor mais forte e mas picante.

Como se produz os tipos mais comuns de manteiga: manteiga baratte

É uma manteiga de origem francesa e não é pasteurizado. É feito com leite cru e produzida em batedeira de madeira de forma artesanal e em pequena escala. Fermentada naturalmente pelas bactérias do ácido láctico. Seu sabor varia de acordo com a época do ano de acordo com a alimentação dos animais cujo leite é retirado.

Dois tipos de manteiga clarificada são:

A manteiga ghee

Queridinha do momento é uma manteiga com coloração mais clara. No seu processo de produção é aquecida em fogo baixo para que os seus componentes sejam bem separados. Tudo isso é feito de maneira controlada em banho maria. As impurezas, resídios, excesso de água e açúcar saem através da espuma formada pelo processo de fervura é eliminado até que fique apenas a manteiga bem transparente.

A manteiga de garrafa

Usada em muitos pratos típicos brasileiros. Trata-se apenas de manteiga derretida e engarrafada. Tem consistência diferente das demais e um sabor incrível. Feita a partir da nata batida. Ao bater a nata vai forma um soro então é necessário ir retirando e e continuar a bater. Assim que todo soro for retirado aquece a nata batida em uma panela com fogo baixo e continue a mexer por aproximadamente 30 minutos.
A manteiga ficará mais cremosa e logo formará uma borra na superfície e no fundo a manteiga estará liquida e derretida. Assim que pegar fervura coe em um pano e está pronto para engarrafar. Utilize um pano limpo para coar e uma garrafa transparente devidamente limpa e esterelizada para melhor conservação.

Veja também

Manteiga combina com muita comida então escolha a sua manteiga preferida e já pode começar a preparar os seus pratos prediletos pois ficarão maravilhosos. Sucesso em suas receitas e bom apetite.

Não esqueça de acompanhar também receitas com leite. Como Fazer Molho Branco e Leites Vegetais e mais sobre os tipos de manteiga.

Deixe seu comentário