Como fazer molho branco

Classificação:
5/5
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
como fazer molho branco

O molho branco é molho bastante versátil e apreciado na culinária. Pode ser servido como base para muitos pratos e é utilizado principalmente em massas como lasanha, espaguete e gratinados. Que tal aprender como fazer molho branco e caprichar nas próximas receitas.

Seu preparo é simples e você pode trazer algumas leves variações no sabor alternando o uso de algumas ervas e especiarias e ingredientes no seu preparo. Também é comum vem opções com sabores de vinho branco, creme de leite e derivados como queijo e/ou requeijão.

Segue receita de 3 molhos brancos:

Primeiro como fazer Molho branco tradicional

molho branco tradicional
Vamos começar pelo clássico molho branco tradicional que é muito agradável e simples.

Ingredientes

Todos os ingredientes são: 1 colher de sopa de farinha de trigo;1 colher de sopa de manteiga;500 ml de leite;Sal à gosto;Pimenta à gosto;Noz moscada ralada à gosto.

Modo de preparo

Em uma panela com fogo baixo adicione a manteiga e deixe derreter;Depois adicione aos poucos a farinha de trigo e mexa bem por 3 minutos para não empelotar e para formar uma massinha;Em seguida adicione o leite e continue mexendo bem. Deixe ferver em fogo médio e sempre mexendo a mistura para não grudar no fundo;Quando começar a ferver abaixe o fogo e mantenha a fervura por aproximadamente 5 minutos e continue mexendo até formar um creme espesso;Acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada;Desligue e está proto para servir;Se for servir de imediato é só acrescentá-lo ao prato que deseja. Se não for servir após o preparo então deixe-o aquecido em banho maria.

Segundo como fazer Molho branco com cebola e folhas de louro

Acrescentar alguns temperos a receita tradicional deixa o molho com sabor diferente e especial. Essas duas combinações ficam uma delícia.

Ingredientes

Para saborizar o leite do molho os ingredientes são: 500 ml de leite;1 folha de louro;1 cebola média picada;1 dente de alho amassado;Pimenta do reino em grãos à gosto;Noz moscada à gosto,

Engrossando o molho

1 colher de sopa de manteiga;1/3 de xícara de farinha de trigo;Sal a gosto.

Modo de preparo

Ferva o leite, a folha de louro, a cebola, o alho, os grãos de pimenta do reino e a noz moscada em uma panela;Desligue e deixe descansar por 40 minutos para incorporar os sabores;Coe e deixe o esfriar o caldo (não vamos usar os ingredientes sólidos da fervura);Em uma panela aquecida com fogo baixo adicione a manteiga;Assim que a manteiga derreter acrescente a farinha de trigo e misture bem;Mantenha em fogo baixo por alguns segundos mexendo até formar um creme;Desligue o fogo e adicione aos poucos o leite aromatizado que estava reservado e mexa com frequência para a mistura não grudar no fundo da panela e ficar um creme bem liso;Volte ao fogo baixo e mexa até pegar fervura e engrossar;Adicione sal a gosto.

Terceiro como fazer Molho Branco com Parmesão

molho branco com parmesão
Adicionando o queijo a sua receita vai deixa o molho com novo sabor e consistência. Surpreenda-se com o sabor.

Ingredientes

Os ingredientes necessários são: 1 colher de sopa de manteiga;1 colher de sopa de farinha de trigo;500 ml de leite;Sal à gosto;Noz moscada à gosto;1/3 xícara de chá de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo

Em uma panela com fogo baixo adicione a manteiga para derreter;Junte a panela com a manteiga a farinha de trigo e mexa bem;Acrescente o leite aos poucos mexendo bem;Em seguida coloque o sal e a noz moscada e deixe cozinhar em fogo médio mexendo até dá início ao creme;A partir desse momento adicione o queijo parmesão ralado, misture e cozinhe até o creme encorpar;Desligue e está pronto para servir.

Dicas importantes de como fazer Molho Branco:

Para os molhos com queijo use os queijos mais consistentes pois ficam mais cremosos nas preparações. Já os queijos mais moles endurem quando o molho esfria.
O leite utilizado nas suas preparações deve ser integral e pode ser vegetal ou animal com ou sem lactose conforme sua preferência.
Experimente usar manteiga de garrafa no molho para acentuar o sabor.
Para quem tem intolerância a glúten é possível substituir a farinha de trigo por maisena diluída em leite antes de levar para a panela para preparação do molho embora o sabor fique bem diferente da receita com farinha de trigo mas é um opção.

Veja também

Conservação

Depois de pronto o molho pode ser conservado na geladeira por até 3 dias e sempre que for usá-lo esquentar adicionando um pouco mais de leite pois na geladeira ele fica mais grosso.

Agora é com você. Experimente fazer o molho branco e faça sucesso com as suas receitas. Aprenda a fazer creme de couve com linguiça e creme de brócolis.

Deixe seu comentário