Aprenda como Fazer Carne de Panela

Classificação:
5/5
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
aprenda como fazer carne de panela

A carne de panela é uma receita muito tradicional e acompanha bem o arroz com feijão e até massas. Aprenda como Fazer Carne de Panela, um dos cozidos mais especiais da nossa culinária. Mas não é tão simples deixar a carne bem cozida, macia e bem temperada para ficar uma carne de panela perfeita que agrade todos os paladares.

Como deixar a carne de panela perfeita é a dúvida de muitas pessoas.

Aprenda como Fazer Carne de Panela. Escolher bem a carne:

Existem carnes mais macias e outras mais duras, cada uma delas precisa de um tempo diferente para cozimento para que fique com a consistência e maciez que se espera.
As carnes macias como o filé mignon, a alcatra, coxão mole, patinho, maminha tem tempo de preparo menor e ficam prontas em menos tempo. Já as carnes mais duras como o músculo, coxão duro, lagarto entre outros tem tempo de preparo maior e ficam prontas em mais tempo.

Aprenda como Fazer Carne de Panela. Escolha da panela:

Você pode fazer a carne de panela em uma panela comum ou em uma panela de pressão lembrando que a escolha do tipo de panela influenciará no tempo de cozimento da carne.
Na panela comum a carne levará mais tempo para ficar no ponto de cozida já na panela de pressão o cozimento ocorrerá muito mais rápido. Mas a falta de uma ou outra panela não impedirá de preparar esse delicioso prato.

Aprenda como Fazer Carne de Panela. Temperatura da água

Quando for adicionar a carne a água para cozimento a água já deve está preaquecida uma vez que a água seja fria seja em temperatura ambiente deixa a as fibras da carne mais duras. Com as fibras da carne mais duras o tempo de cozimento é maior. Com a água preaquecida a carne ficará mais macia e suculenta.

Aprenda como Fazer Carne de Panela. Atenção a forma de cortar a carne

Não corte a carne pequena demais. Com a carne ainda crua corte em cubos grandes pois em cubos pequenos a carne tende a não ficar tão macia. Cubos com aproximadamente 3 a 4 cm ficarão excelentes.

Dicas importantes para o Pré cozimento

Antes de adicionar os temperos e cozinhar a carne, frite-a levemente até dourar. Frite em um pouco de azeite, manteiga ou óleo. Com isso você sela a carne antes de seguir os próximos passos. Reserve o caldo da fritura.

Dicas importantes para o Refogado

O caldo que ficou na panela após o pré-cozimento deve ser usado para refogar os temperos e isso vai deixar o caldo mais saboroso. A receita tradicional é feito um refogado com alho picado e cebolas, pimenta de cheiro e cenoura.
Tradicionalmente se usa cenouras ou batata cortada em cubos mas fique a vontade para escolher a verdura de sua preferência no refogado.

Temperos

Assim que o caldo estiver mais consistente é hora de adicionar os temperos frescos e a carne na panela. Você pode acrescentar cebolinha e salsinha ou outro de sua preferência além de cominho e sal à gosto.

Quantidade de água para cozimento

A quantidade de água a ser utilizada no cozimento deve cobrir a carne mas não precisa exagerar para o caldo não ficar fino e o cozimento não demorar demais. Certifique-se de não colocar pouca água e a carne ficar mal cozida por dentro.

Altura do fogo

Para quem for cozinhar em uma panela comum o fogo deve ser médio em torno de 180º de temperatura durante todo o cozimento. Para quem for cozinhar em uma panela de pressão inicie com fogo algo e quando pegar pressão volte para o fogo médio até finalizar o cozimento.

Acompanha bem a carne

Cozinhar batatas e cenoura nesse preparo deixa a receita de carne de panela ainda mais irresistível. Se for cozinhar na panela comum acrescente a batata e a cenoura quando a água começar a ferver.
Se for cozinhar na panela de pressão assim que a panela pegar pressão desligue, tire a pressão da panela adicione a batata e a cenoura, tampe a panela e volte para o fogo novamente até finalizar o cozimento.

Veja também

Pronto para servir

Uma simples receita é incrivelmente saborosa. Há que goste de comer dessa maneira mas há quem prefira adicionar ao caldo um pouco de molho de tomate. Fica a seu gosto. Bom apetite. Não deixei de experimentar a receita de creme de couve com linguiça e creme de brócolis.

Deixe seu comentário